As Caldas de Bordalo 

 

As Caldas de Bordalo
Isabel Castaneira


Começaram por ser crónicas da caldense ilustre, ISABEL CASTANHEIRA, que, ao longo de anos, alegraram as páginas d’A Gazeta das Caldas, mas cresceram até se tornarem agora um álbum profusamente ilustrado à maneira das publicações bordalianas, com o toque contemporâneo do designer MIGUEL MACEDO. São 89 Passos a rasgar a cidade, fazendo-nos acompanhar Rafael Bordalo Pinheiro em busca dos vestígios da sua estada. As Pausas para descanso são aproveitadas para chamar a intervir um ou outro dos autores clássicos.

Não há instante que não seja devidamente iluminado por traço ou foto, resultando o conjunto numa experiência inesquecível. Se nunca as Caldas se viram assim retratadas, em mapa detalhado e rigoroso, também o artista e os seus admiradores não haviam sentido deste modo o peso que a cidade deixou na sua vida e obra. Um trabalho de referência, ao mesmo tempo erudito e popular, à maneira do mestre, que Isabel Castanheira olha com extrema ternura.


ISABEL CASTANHEIRA nasceu em Timor, em 1948, mas veio ainda bebé para as Caldas da Rainha. Viveu mais tarde, até aos 18 anos, em Angola. Veio a Lisboa cursar Organização e Gestão de Empresas, no INP, antes de voltar a Luanda, onde residiu até Dezembro de 1974, altura do regresso definitivo às Caldas. Dois anos depois criou um espaço cultural de referência na cidade: a livraria Loja 107, que só encerrou em 2011. Recebeu a medalha de Ouro da cidade, o Prémio Livreiro, da APEL e o Prémio Livreiro Booktailors/Correntes d’Escrita, Póvoa do Varzim.

MIGUEL MACEDO é docente de Design Gráfico na Escola Superior de Artes e Design – Caldas da Rainha. Como designer desenvolveu projectos criativos em várias agências como a Carbonodesign, a Zook ou a Inovadesign trabalhando pequenas e grandes marcas nas principais vertentes de design de ambientes, campanhas, packaging, naming e identidades visuais. Trabalha como freelancer na criação, consultadoria, implementação e gestão de marcas. Colabora com artistas plásticos essencialmente na área editorial.

 

 

Mais informação.

 

Design de Miguel Macedo

Arranha-Céus Editora

328 páginas a 4/4 cores, em papel Arcoprint Milk  de 150 g

Capa dura com forro impresso a 4/4 cores em papel

230 x 320 mm

ISBN  978-989-99141-4-8

 
40,5 € (desconto de 10% sobre PVP 45 €)

 

Veja como encomendar.